Viseu: Biblioteca móvel leva livros às aldeias
Na vila de Moimenta da Beira, no distrito de Viseu, não há qualquer livraria. Por isso, uma Biblioteca Itinerante percorre vários quilómetros de furgão, uma vez por mês, para levar livros às aldeias do concelho.
O projeto cultural que pretende fomentar o gosto pela leitura desenvolve a sua ação, nesta fase inicial, junto de escolas e jardins de infância, já que essas instituições carecem de recursos para garantir que os mais novos tenham acesso a diferentes livros e a novos materiais.
Para a professora Cristina Ferreira, da Escola de Leomil, esta é uma iniciativa que vem colmatar algumas falhas: "É completamente diferente eles [os alunos] contactarem só com os livros que têm na escola - e que são poucos, porque verbas não há - ou terem acesso a livros diferentes uma vez por mês. É ótimo, é excelente", declara em entrevista à TSF.
A organização da Biblioteca Itinerante de Moimenta de Beira espera vir a alargar a iniciativa a centros de dia e lares de idosos, para uma verdadeira democratização da leitura naquele concelho.
Sem comentários:
Enviar um comentário